Ao adotar o gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) pela primeira vez, existem muitas preocupações com a implementação e se é realmente necessário ou não. Para guiá-lo na direção certa, avaliamos alguns mitos e as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Vem dar uma olhada:

1 ) Existe Gerenciamento de dispositivos móveis gratuito?

Verdadeiro: o MDM pode ser gratuito.

No mundo dos MDM, existem duas maneiras pelas quais as empresas são identificadas. A primeira é que sim, algumas soluções de gerenciamento de dispositivos móveis são gratuitas. Como soluções gratuitas, no entanto, você obterá apenas alguns insights e gerenciamento básicos. Esse tipo de solução que oferecem no mercado não costuma ser cobrado porque são informações geralmente disponíveis por meio da sua operadora de celular.

O segundo são empresas de gerenciamento de dispositivos móveis, como a urmobo, que oferecem Trial, uma versão teste da sua plataforma para potenciais clientes. Normalmente, o programa fica disponível para uma avaliação por uma semana (o nosso está por 15 dias!) para que os gerentes de TI conheçam a interface e usabilidade do gerenciamento. Essas avaliações são uma ótima maneira de demonstrar a tecnologia disponível e mostrar o que o MDM pode fazer pelos seus negócios. Os testes podem ser cancelados após este período livre.

Como em qualquer avaliação gratuita, vale lembrar que muitos recursos disponíveis em um período de avaliação serão limitados em comparação com as versões pagas dependendo da empresa.

2) Não há benefício imediato para o MDM

Verdadeiro e falso: isso varia de acordo com as circunstâncias individuais de cada empresa. Algumas vêem um benefício desde o primeiro dia. Para outras, leva tempo para percebê-los.

Podemos certamente dizer que o gerenciamento de dispositivos móveis é um investimento. Para manter seus dispositivos seguros e gerenciar custos, por exemplo, você deve primeiro estabelecer alguns comportamentos na rotina de seus funcionários por meio do dispositivo. Nas soluções MDM, análises e insights avaliam qual tecnologia está sendo usada, a frequência e a relação custo-benefício desse uso. Porém, como o MDM reúne os dados e depois identifica as tendências, muitas vezes é preciso de um tempo para verificar se os padrões estão funcionando e sabermos se a tecnologia está realmente valendo a pena.

3) Você não precisa obter uma versão paga

Falso: Como falamos acima, para obter todos os benefícios de uma solução MDM, você precisa realmente ter uma versão de uma solução de gerenciamento de dispositivo móvel que te ofereça todos os benefícios. A versão free, com certeza nunca te trará vantagens como:

  • Modo quiosque (restringe um dispositivo móvel a um único aplicativo ou conjunto de aplicativos, mantendo o dispositivo seguro)
  • Instalação, configuração, atualizações e remoção de aplicativos da sua empresa ou loja de aplicativos pública
  • Geolocalização e rastreamento de dispositivos
  • Integração com soluções de registro rápido de dispositivos OEM, como o Apple Device Enrollment Program
  • Chat com operadores, e mais.

Ah, além disso, a urmobo, neste quesito, tem um super diferencial: a cobrança é feita por dispositivo que sua empresa usa, os valores são fixados em reais, o pagamento é mensal e acessível e você não precisa ficar preocupado com o tempo gasto (sem tempo mínimo de permanência). Aí sim a versão paga vale muito mais!

4) MDM é antiético

Falso: esse é um equívoco comum, onde as pessoas acreditam erroneamente que o gerenciamento de dispositivos móveis é semelhante a espionar colaboradores e usuários.

Uma preocupação comum é que a implementação do gerenciamento de dispositivos móveis seja intrusiva. O aplicativo é instalado no dispositivo comercial, o que permite o acesso a recursos de suporte remoto e a sincronização constante das comunicações. Você pode configurar regras e bloquear sites para uso, mas a solução não lê arquivos, mensagens ou uso de dados. Enquanto algumas pessoas acreditam que o gerenciamento de dispositivos móveis é usado pelos funcionários para observá-los, o gerenciamento de dispositivos móveis se concentra mais em segurança e sincronização para melhorar o desempenho dos dispositivos comerciais.

5) MDM não é seguro

Falso: Basicamente falando, o MDM visa melhorar a segurança, portanto é exatamente o oposto de não ser seguro.

As empresas implementam o gerenciamento de dispositivos móveis para manter suas empresas mais seguras. Nos negócios, se um dispositivo móvel for violado, todo o seu patrimônio poderá ser afetado. Para muitos profissionais de TI, a capacidade de proteger smartphones e tablets é o principal motivo para investir no MDM. Os administradores de TI podem impor centralmente as políticas de segurança em todos os dispositivos móveis suportados pelo software, controlando configurações como restrições de senha, criptografia de dados e seleção de recursos.

6) O MDM pode ser ignorado

Falso: o MDM não pode ser ignorado.

Depois que o gerenciamento de dispositivos móveis é instalado em um dispositivo comercial, ele existe para proteger seus negócios. Não há aplicativos fantasmas ou proxys alternativos que um usuário possa baixar. Quando se trata de soluções de nível comercial, elas são totalmente protegidas em um dispositivo para comunicação bidirecional constante. Simplesmente não há como ignorar o MDM a não ser usar outro dispositivo.

Ao avaliar qualquer nova solução de gerenciamento de dispositivos móveis para o seu negócio, é preciso cuidado. Por isso, nós da urmobo estamos dispostos a tirar qualquer outra dúvida que você tem sobre o assunto.

Entre em contato com a gente, solicite um trial de 15 dias sem custo e saiba por que a urmobo é, hoje, a melhor plataforma para solução em gerenciamento de dispositivos móveis para empresas!

Acompanhe a urmobo nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.